É uma técnica aplicada em objetos, geralmente de madeira, que pode ser uma caixa, um quadro, um porta retrato, enfim, o que você desejar. Eu trabalho com madeira MDF, pois é simples e o trabalho fica com ótimo acabamento.
Os materiais utilizados para confecção dessas peças são diversos: papéis para scrapbook, tecidos, tintas, apliques, fitas, rendas, enfim, o que você tiver no seu "baú".
Podemos dizer que o scrapdecor e o scrapbook "trabalham" juntos, portanto vou apresentar alguns materiais básicos para aplicação da técnica.
PAPÉIS - Existem diversos modelos - lisos, estampados, com textura, folha simples, folha dupla... Uma característica importante desses papéis, é que são "acid-free" (livres de ácido) e "lignin-free" (livres de lignina). Resumindo... passaram por um processo de tratamento para livrá-los da acidez e da lignina. O benefício disso é que protegem as fotos evitando que amarelem com o tempo.
Alguns exemplos de papel que vão fazer você se apaixonar por eles.
![]() |
Folha simples |
![]() |
Folha dupla |
TESOURA - Uma coisa que aprendi... ter uma tesoura própria para papel, outra para tecido, outra para "diversos". Evite cortar fita banana ou fita dupla face com a mesma tesoura que você corta papel, pois a cola dessas fitas adere na lâmina, prejudicando assim o corte.
Outra dica bem legal são as tesouras de artesanato ou decoradas que fazem corte com diversos desenhos.
![]() |
Tesoura comum |
![]() |
Tesoura decorada |
RÉGUA METÁLICA - Utilizada para dar apoio no corte com estilete. O aço é o material adequado para essa régua, pois se utilizar uma de plástico ou alumínio, com o tempo o estilete vai "comendo" a régua e comprometendo a precisão do corte no papel. Dê preferência a régua com mais de 30 cm.
COLA - Existe uma cola desenvolvida especialmente para scrapbook. Ela é livre de ácido e possui pH neutro, com isso suas fotos não adquirem aquele amarelado com o passar dos anos.
FITA ADESIVA DUPLA FACE ESPUMADA - Também conhecida como "fita banana". Ela serve principalmente para dar relevo aos elementos do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário